01 de dezembro de 2020

Biogás: energia renovável a partir de resíduos orgânicos

Biogás: energia renovável a partir de resíduos orgânicos

Biogás é um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas, como dejetos (humano e de animais), palhas, bagaço de vegetais e lixo. Esse processo ocorre através de um equipamento chamado biodigestor anaeróbico.

A maior vantagem de transformar matérias orgânicas em biogás é o serviço ambiental. Uma vez que se trata de uma fonte de energia renovável (produzida através do lixo orgânico) e, portanto, inesgotável, sendo mais limpa que o gás natural. Além disso, é uma alternativa barata e sustentável para o reaproveitamento e a redução do lixo no mundo.

Uma fonte energética totalmente renovável, que tem 3 principais finalidades:

  • Gerar Energia Elétrica
  • Gerar Energia Técnica
  • Gerar Biometano, conhecido como, combustível verde

 

A instalação de biodigestores para produção de biogás é recomendada para áreas rurais e urbanas. Países como China e Índia contam com um grande número desse equipamento em pequenas cidades e propriedades rurais.

 No Brasil, os biodigestores são instalados, majoritariamente, na zona rural. Há intenção de implantá-los em grandes cidades brasileiras, no entanto, a capacidade de processamento dos biodigestores convencionais não acompanham a quantidade de lixo produzida.

O governo do estado do Paraná tem demonstrado grande preocupação na preservação de suas reservas naturais e tem investido em projetos para produção de energia limpa através do biogás.

Além disso, não podemos esquecer do Biometano, um combustível formado através do biogás que pode reduzir pela metade os gastos na hora de abastecer o veículo.

Estudos realizados pela CIBiogás apontam que, enquanto o etanol custa R$: 0,40 por quilômetro rodado, o biometano caí para R$:0,24.

Esse é um novo produto energético no país, que só tende a crescer em uma taxa acelerada. No ultimo ano, essa fonte de energia cresceu em torno de 40% mais que as outras, conseguimos entender os motivos.

 

Com essas três versatilidades, o biogás nos leva à questão tão importante de buscar novas fontes de energia alternativa, pois o mundo precisa encontrar fontes energéticas para substituir as tradicionais, como petróleo, carvão e usinas hidrelétricas, que provocam grande poluição e impactos ambientais.

Nossos grupos geradores trazem para você inovação, eficiência, durabilidade, Os equipamentos industrializados na ERBR são testados através da utilização de um dinamômetro para potencias até 1000 hp e são testados através da utilização de um banco simulado de cargas.

 

  • Equipamento 100% de garantia de qualidade e operação.
  • Projetado para operar 24h por dia, 7 dias por semana
  • Caga variável para geração distribuída
  • Equipados e configurados com “kits de injeção e controle” exclusivos para cada tipo de gás disponível
  • Pode ser operada conectada em paralelo para atender às grandes demandas de energia
  • A parada por qualquer motivo de um ou mais equipamentos não impede a continuidade do funcionamento dos outros.
  • A potência (kW/h) a ser gerada diariamente depende diretamente da disponibilidade e a qualidade do biogás.
  • Os custos de manutenção são baixos, pois todos os componentes estão disponíveis em todo território nacional.

 

Entre em contato para saber mais informações.

Categorias dos posts

Postagens antigas