12 de março de 2021

A VIDA ÚTIL DE UM GRUPO GERADOR A BIOGÁS

A VIDA ÚTIL DE UM GRUPO GERADOR A BIOGÁS

A redução da intensa participação das fontes não renováveis na oferta mundial de energia constitui um grande desafio para a sociedade. Neste cenário, podemos destacar a utilização do BIOGÁS como fonte alternativa de energia, nos segmentos agropecuários, agroindustriais, urbanos e industriais, nos quais, há uma imensa disponibilidade de resíduos orgânicos que podem ser transformados em bioenergia.

Uma vez que o biogás é um combustível renovável disponível 24 horas por dia e por 365 dias no ano, as tecnologias desenvolvidas para o seu aproveitamento energético devem seguir rigorosos protocolos de manutenção, garantindo desta forma o maior índice de disponibilidade possível com retorno garantido dos investimentos realizados.

Os fornecedores de tecnologias devem disponibilizar aos seus clientes toda documentação necessária para a correta operação e manutenção dos seus equipamentos e sempre que possível disponibilizar informações a respeito do “life cicle” (ciclo de vida) das peças e consumíveis dos equipamentos.

Uma pergunta frequente que sempre escutamos é: “Quanto tempo dura um grupo gerador? ” E a nossa resposta é sempre a mesma: “o quanto você permitir que ele dure, ou seja, se as manutenções forem executadas corretamente a vida útil do grupo gerador será por tempo indeterminado... temos clientes com mais de 100.000 horas (cem mil horas) de operação. ”

Podemos definir a manutenção dos grupos geradores em três modalidades distintas:

 

MANUTENÇÃO PREDITIVA: Consiste em inspeções e auditorias com avaliações a respeito da qualidade do biogás, dos operadores responsáveis, das condições gerais das instalações, dos parâmetros elétricos e mecânicos, do rendimento operacional, e das condições de operação das máquinas e dos processos que fornecerão os dados necessários para assegurar o intervalo máximo entre os reparos, minimizando o número e os custos de paradas não programadas geradas por falhas nas máquinas.

 

MANUTENÇÃO PREVENTIVA: são as manutenções necessárias a partir da definição do “life cicle” do grupo gerador com um todo, ou seja, o cronograma para da troca de consumíveis (óleo,filtros, velas, etc...), troca de peças por desgaste natural, necessidade de regulagens e ajustes, etc. As programações do cronograma macro estão baseadas diretamente nas horas de operação do grupo gerador. Devemos considerar que a qualidade com que esta manutenção é realizada é o que define o tempo de vida útil e a disponibilidade do grupo gerador.

 

MANUTENÇÃO CORRETIVA: devem ser evitadas ao máximo, pois são os

serviços de reparos para eliminar defeitos ocorridos em condições não programadas nos grupos geradores. As suas causas variam desde a falta de qualidade nas manutenções preditivas e preventivas até os desastres naturais.

 

A ERBR através da sua equipe de pós-vendas e de assistência técnica altamente especializada oferece aos seus clientes todo suporte necessário para garantir o maior índice de disponibilidade dos seus equipamentos. São mais de 800 projetos comercializados com potencial para fornecer energia elétrica para mais de 1.500.000 (um milhão e quinhentas mil) casas populares.

 

Para saber mais entre em contato!

Categorias dos posts

Postagens antigas